Coleções de Revistas Científicas
 
Home > Sobre Desenvolvimento de Coleções  
 

Desenvolvimento de coleções é o processo de planejar e construir uma coleção útil e balanceada de materiais para uma biblioteca durante um período de tempo. Este processo está baseado em contínuas avaliações de necessidades de informação de seus usuários, análises de estatísticas de uso, projeções demográficas e normalmente é restrito à limitações orçamentárias. Inclui ainda a formulação de critérios de seleção e planejamento de reposição de itens danificados, assim como decisões de aquisição e descarte, que devem compor uma  Política de Desenvolvimento de Coleções, escrita e formalizada pela Institução à qual pertence a biblioteca.

Desenvolvimento cooperativo de coleções

Uma das formas de compartilhamento de recursos entre bibliotecas é o desenvolvimento cooperativo de coleções, que tem o potencial de prover uma rede de interdependências e de responsabilidades distribuídas à nível local, estadual, regional ou até internacional.

A administração de coleções cooperativas é uma importante estratégia para minimizar os sérios e crônicos problemas que em princípio todas as bibliotecas se defrontam, quais sejam, custos crescentes e orçamentos diminuídos.

Com a publicação eletrônica há ainda uma proliferação de informações em mais de um suporte ou formato, embora, por outro lado, o formato eletrônico dos catálogos on-line e bases de dados bibliográficas, facilite a premissa de compartilhamento, permitindo que bibliotecas cooperantes localizem com facilidade, em diversos acervos,  os materiais necessários aos usuários.


Desenvolvimento de coleções de revistas científicas na BVS